A Arte de ser feliz no casamento!
O casamento deveria ser algo maravilhoso que nos enchesse a todos
de felicidade, mas muitas vezes isso não é possível, sabe porque?
Por uma simples razão, você imita o que viu na sua infancia. Aqueles que cresceram a ver e ouvir os pais a discutir provavelmente hoje fazem o mesmo, temos a tendência a imitar e a repetir o que foi feito pelos nossos pais.
Por exemplo se o meu pai foi um maltratador eu vou procurar um marido que me maltrate e se a minha mãe era a que mandava la em casa eu também vou procurar uma esposa assim, esta é a norma. A filha procura um marido igual ao pai o filho procura uma esposa igual á mãe.
No entanto mesmo quando o casamento dos nossos pais não foi feliz é possível construir um casamento estável e feliz, como?
Siga os seguintes conselhos...
1. Case com alguém que já seja seu amigo
Com quem ria, com quem possas conversar, alguém em quem confia.
2. Alimentar a relação
Precisamos conhecer o nosso marido ou a nossa esposa e saber exatamente o que é que ele gosta e surpreende-lo com isso.
Por exemplo, sabemos que o nosso parceiro/a vai chegar cansado do trabalho, este não é o momento de lhe falar de coisas que tem para resolver, para isso existem outros momentos. Se tiver que se queixar de algo não faça isso à noite, quando ele já está esgotado e cansado com os problemas do trabalho. Não discuta depois das 8 da noite, depois de essa hora precisamos harmonia e paz para dormir bem e descansar.
Para alimentar a relação também é preciso respeitar a individualidade de cada um, há dias que não nos apetece falar e precisamos do nosso espaço, ficar sozinho ouvir a nossa musica ou simplesmente estar em silencio. Imagina alguém que chega a casa cansada e estressada do trabalho e precisa ficar sozinha no quarto em silencio nem que seja 1 hora ... Se a esposa ou marido não respeitam a sua necessidade de estar sozinhos, chegam ao quarto e começam a perguntar: O que aconteceu?? O que é que tens? Vem para a sala, não queres estar comigo? ..... isso não vai ajudar pois não??? Se o nosso parceiro precisa estar só, vamos respeitar isso.
3. Não entre em competição
É preciso que cada um tenha o seu papel dentro do casamento e que este seja respeitado. Se é o homem que tem a ultima palabra respeitem isso em tudo. Se é a esposa que prepara as refeições não se queixe, simplesmente respeite o acordado.
4. Atração física
Gostar fisicamente é fundamental, gostar do toque da outra pessoa, dos beijos, de dormir juntos, do cheiro de cada um.... Isto não tem nada a ver com estar gordo ou magro ou ter 20 ou 60 anos é apenas uma questão de atração física.
5. Sentido de Humor
Aprenda a rir em vez de ficar ofendido. Se temos que ter cuidado com tudo o que dizemos para não ofender o outro a relação não vai funcionar é preciso dizer o que pensamos e que o nosso marido ou esposa nos entenda.
6. Não queira mudar os outros
Calce os sapatos do outro em vez de julga-lo. Aceite que ele é diferente de si e que isso não constitui um problema mas sim um complemento. Duas peças diferentes podem encaixar na perfeição.
7. Não há vacinas contra a infidelidade mas está provado que a infidelidade revela carências dentro do casamento. Alimenta o seu companheiro ou companheira tanto física como emocionalmente? Muitos procuram outra pessoa simplesmente porque em casa não são valorizados nem entendidos. Se a sua relação de amizade com o seu parceiro está cheia de partilhas diarias, provavelmente ele ou ela não sentirá necessidade de procurar a felicidade fora!
8. Não culpe o seu marido/ esposa pelas suas frustrações...
Aprenda que a felicidade é de dentro para fora e não depende do exterior, se esta frustrada o seu marido ou esposa de certo não é o responsável
9. Fale das suas frustrações não as guarde, mas fale no momento certo. Qual é o momento certo? Quando não está furiosa, cansada e deprimida, nesses momentos use a cura do silencio!
10. A crítica destrutiva destrói! Ridicularizar, julgar e criticar só vai servir para perder o respeito um pelo outro. Contar defeitos ou erros a pessoas alheias à relação terá consequências destrutivas.
11. Quando combina algo com o seu companheiro não volte traz porque está zangada.
Querida vamos almoçar com a minha mãe hoje, lembraste? - Eu não vou, tenho outras coisas para fazer!
Este tipo de atitudes são as que vão desgastando o casamento, não espere que o outro faça para depois você fazer, comece por si e o seu mundo começara a mudar! Seja Feliz!
BY Margarida Lucas