A melhor forma de educar os seus filhos


Todas as crianças nascem com uma tendência natural, algumas são mais ativas e outras mais passivas, no entanto 90 % da sua personalidade depende da educação recebida até aos 7 anos de idade.

Em todos os casos quem educa as crianças, é o seu herói sejam os pais, avos, tios, amas, professores... é destas pessoas que a criança vai tirar o modelo. Esta realidade traz uma grande responsabilidade a quem tem o papel de educar. Lamentavelmente quem hoje é pai e mãe pode não ter recebido uma boa educação, e quem não recebeu não pode dar. É por isso que o mais importante na educação dos filhos, é quão bem preparados estamos nós para os educar, é preciso que quem deseje ser pai ou mãe se prepare para conhecer as regras de uma boa educação.

Para quem já tem este papel, deixamos hoje algumas sugestões...

Se eu sou o modelo do meu filho ele vai fazer o que eu faço e vai sentir-se como eu me sinto, por exemplo muitos pais querem que seus filhos à noite estejam calmos, mas como é que eu como mãe estou? Calma ou estressada? O meu filho vai absorver a minha energia e vai comportar-se como eu. Pior ainda estou a programar o meu filho para ele todas as noites ficar estressado, É importante recordar que eu sou o modelo do meu filho. As crianças tem muita pressão na escola, se quando chegam a casa encontram mais pressão isto vai fazer delas crianças rebeldes.

Muitos pais queixa-se que educam igual os 2 ou 3 filhos e que um é rebelde e o outro é calminho, talvez não tenha educado os 2 igual, provavelmente o que nasceu com tendência a ser rebelde exigia mais estratégia na educação e o que nasceu com tendência a ser calminho foi-lhe exigido demasiado.

Por esta razão quando há 2 filhos as normas devem ser as mesmas tanto para um como para outro, o mesmo se aplica a se é uma menina e o outro é menino, talvez não precisem fazer as mesmas tarefas mas os 2 devem ter obrigações para cumprir.

  • Quando os pais dizem não esse não deve manter-se  aconteça o que acontecer, neste sentido pense bem antes de dizer não, talvez não seja necessário, pense muito bem antes de dizer não, se esta for a sua decisão explique ao seu filho a razão do não.
  • Informe o seu filho quais as regras e a consequência de não cumprir com elas.
  • O castigo só deve existir se as regras não forem cumpridas. Todos erramos, permita que o seu filho se engane sem ser castigado por isso. 
  • Bater aos filhos apenas serve para os deixar ainda mais rebeldes, ajude o seu filho a entender porque não deve ter certas atitudes mas faça isso com o exemplo. Se gritar ele vai gritar!
  • Não espere que o seu filho se porte bem na rua se em casa ele faz o que quer.
  • Não fale dos erros do seu filho em público nem com os amigos dele, não o humilhe isso não o vai ajudar a corrigir apenas o vai fazer mais rebelde.
  • Realce as coisas boas que ele tem e faz, ninguém gosta que estejam sempre a lembrar os seus erros, os filhos também não gostam.
  • Se o seu filho tem muita energia arranje tarefas e jogos que exijam mais dele para ele gastar essa energia.
  • Não arranje etiquetas para os seus filhos, vai limpar o teu quarto, sua porca. És uma irresponsável, és uma burra....
  • Incentive o seu filho a colaborar sem críticas nem sermões. Ainda não levaste o lixo! Pois! tenho que ser eu para tudo! Troque a frase por: Ainda falta levar o lixo, podes ir leva-lo tu, por favor, enquanto eu término de arrumar a cozinha.
  • Ensine o seu filho a ser independente. Os filhos devem aprender que tem a sua própria cama, que tem horários para cumprir, responsabilidades e privilégios. Pais que não ensinam isto aos filhos estão a transforma-los em pessoas dependentes dos pais, dos amigos, dos patrões, da esposa...
  • Esta independência aprende-se desde os 2, 3 anos quando os pais ensinam aos filhos o que faz parte das suas responsabilidades e o que faz parte das responsabilidades dos pais.
  • Elogie os seus filhos, todos precisamos de elogios para acreditar em nós e aumentar a nossa autoestima.
  • Não castigue por tudo e por nada.
  • Mas não diga que sim se já disse que não. Se o seu filho quer ir ter com os amigos pode dizer-lhe,  Podes ir, depois de acabares de arrumar o teu quarto.
  • Imponha regras lógicas  cada um tem as suas obrigações mas não exija demasiado, adapte as suas regras a idade da criança.
  • A 2º melhor prenda que pode dar ao seu filho é a disciplina, sabe qual é a primeira ? É o amor!!!!
© 2015 Margarida Lucas/ mmargaridasue@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora